24 de agosto – São Bartolomeu
23 de agosto de 2022Online Spor Bahisleri Şirketi Ve Casin
24 de agosto de 2022Luís IX (Poissy, Île-de-France, Reino da França, 25 de abril de 1214 – Tunes, Reino Háfsida, 25 de agosto de 1270), comumente chamado de São Luís - Rei da França. Filho do rei Luís VIII e da rainha Branca de Castela foi o 42º rei da França, a contar de Clóvis I, e o nono rei da Dinastia Capetiana a ocupar o trono da França.
Quando adulto, Luís enfrentou conflitos recorrentes com poderosos nobres, consolidando a supremacia real levada a cabo por seu avô Filipe Augusto, além de ter derrotado o rei Henrique III de Inglaterra em suas tentativas de restaurar o Império Plantageneta. Após anexar a maior parte das antigas terras inglesas na França, assinou um tratado com a Inglaterra colocando fim aos cem anos de rivalidade franco-inglesa.
Foi um rei reformador e lançou as bases da justiça real francesa, na qual o rei era o juiz supremo a quem qualquer pessoa era capaz de apelar para buscar a emenda de um julgamento. Ele proibiu julgamentos por provação, tentou impedir as guerras privadas que estavam assolando o país e introduziu a presunção de inocência no processo criminal. Era admirado por seus súditos e por toda a Europa como um rei extremamente justo. Chegava a ficar várias vezes na semana sob um carvalho no Castelo de Vincennes ouvindo os apelos e pedidos de seus súditos de todas as classes.
Construiu inúmeros hospitais, leprosários, orfanatos e escolas e era notadamente conhecido pela sua caridade e cuidado com os pobres e doentes.
Foi casado com a rainha Margarida da Provença, cujo casamento se celebrou em 1234 e com ela teve onze filhos, dentre os quais o rei Filipe III da França, que o sucedeu.
Em todas as épocas posteriores da história da França, marcada por conflitos, guerras e revoluções, seu governo foi lembrado com nostalgia pelos franceses como "o bom tempo de Meu Senhor São Luís" ou como o "século de ouro de São Luís", deixando uma imagem imensamente positiva aos olhos da história e do imaginário popular francês.
Iconograficamente apresenta-se vestido de Rei, com cedro e manto de flor-de lis. É patrono da França e do Estado do Maranhão, no Brasil.
(Imagem : São Luís Rei de França, século XVIII, atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho)